segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Perseguidos pelo Fascismo

Voltar atrás no tempo


Fielzinho e Cunha segundo e terceiro a contar da esquerda para a direita
Bufos:
Termo que se usava para identificar aqueles trabalhavam com a PIDE,colaborando e dunciando todo e qualquer movimento contra o regime ditatorial de Salazar.
Não eram poucas as vezes que denúnciavam pessoas que nada tinham a ver com estas questões, mas´só o faziam por motivos meramente pessoais.
Mas mesmo quando eram denunciados passavam muitas das vezes por maus bocados. Por vezes chegavam mesmo a ser condenados, pois não lhes era permitido provar a sua inocência.
Noutros locais conheci outras pessoas que tinham sido injustiçadas.
BUFOS E A PIDE:-
Raramente falhavam nas escolhas, mas como não há regra sem excepção, assim parece ter acontecido com o antigo chefe da estação de S. Paio de Oleiros de seu nome Rui.
O ordenado de Chefe da estação rondaria os 1.500$00, o de Bufo cerca de 800$00, isto permitiu-lhe viver um avida desafogada e ao que se julga saber nunca terá denunciado ninguem, mesmo que tenha privado de pperto com o Cunha e algumas vezes lhe tenha dado pistas que estyavam a apertar o cerco. Ainda é ivo e reside ali para os lados da Maia e ainda há bem pouco reafirmou aquilo que sempre tinha dito de não ter denunciado ninguem, ao que se julga saber os anti-facistas de Oleiros, nunca tiveram qualquer tipo de informação que ele os tivesse denunciado.
Cunha e os Amigos
Eram amigos inseparáveis, mas o Maximino Magno nunca se manisfestou politicamente, contudo quando a Pide apertava o cerco ali pelas bandas de S. Paio de Oleiros, os informadores falavam para um familiar do Máximino que se desviasse do Cunha de contrário acabaria por ter problemas.
Se isso lhe era dito para que avisassem o Cunha é assunto que nunca foi clarificado, mas sabe-se que alguns desses informadors até tinham trabalhado em equipas de solidariedade com ele. Vivia em casa de seu Pai, várias vezes apercebeu-se de movimentos estranhos, pela frincha da Janela de seu pai, via ali a ramona carregar homens de S. Paio de Oleiros e que já vinham com gente lá dentro,vinda de outros locais.
Assim vários anti-facistas de S. Paio de Oleiros eram levados e interrogados. Um desses o Fielzinho, enquanto aguardava a sua vez foi metido na cela com um responsável do P.C.P. que o instruiu como deveria falar e quando a PIDE lhe perguntasse quem lhe tinha ensinado a dizer aquilo, que respondesse que tinha sido ele o Anastácio Ramos. Fielzinho cumpriu rigorosamente com o que ele lhe tinha dito e nunmca levou nem um bofetada, ao Contrários dos Castros e principalmente o Neca que foi fortemente agredido.
Numa dessas vezes em que esteve preso, Ramio Sá Clouto quando foi libertado e dado o que tinha sofrido na Prisão falou com a mulher e soltou todas as galinas Patos e passaros, dizendo que a prisão era horrrivel e como tal ninguem tinha o direit de prender o que quer que fosse injustamente.
O preso mais perigoso e a abater seria o Cunha e como tal meteramlhe um pano preto, que seria a marca visível para acabar com ele, seguia o seu destino, quando na passagem por o último PIDE ele lhe perguntou de onde era, aliás a mesma pergunata que fazia aos outros, Cunha respondeu que era de Oleiros, mandou-lhe tirar o pano e disse-lhe que era de Lourosa e que o safaria, mas que nunca mais o voltava a fazer. Acontece que assim se safou da sentença final.
Com a chegada do 25 de Abril. o Cunha ainda o procurou, se calhar para lhe agradecer, mas nunca chegou a saber quem era;  lt;<&l;<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<





Estar Solidário
Quando uma familia numerosa e parte dela ainda se encontra em idade de berço, perde o seu
progenitor. Fácilimaginar o que acontece. Se não houver solidariedade

É preciso dar exemplo
Sempre Presente




















Sem comentários:

Enviar um comentário